Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Saiba mais sobre a Editora e algumas perguntas frequentes

 

Perguntas Essenciais

1O que a Editora Spirito Sancto faz?
A Editora Spirito Sancto oferece diversos serviços para edição de livros, ou seja, pré-publicação, como: revisão de texto; diagramação; criação de capa e arte para redes sociais e marcadores; registro de ISBN; criação de ficha catalográfica; preparação de arquivos finais para livros digitais e impressos; suporte e consultoria para publicação em lojas de livros digitais e impressão de livros.
2O que a Editora Spirito Sancto NÃO faz?
A Editora Spirito Sancto NÃO não possui loja online e NÃO se responsabiliza pela efetiva publicação dos livros de seus autores, seja em lojas digitais, como a Amazon, seja na impressão dos livros em gráficas.

Isso significa que o autor é o responsável pela efetiva publicação do livro (em formato digital ou impresso) e que a Editora não cobra participação ou percentual das vendas.

Nosso objetivo é facilitar a vida dos autores preparando seus livros para publicação, e deixando apenas para eles qualquer tipo de retorno financeiro das vendas.
 

 

Valores e Orçamento

1Como faço para pedir um orçamento?
Receber um orçamento da Editora Spirito Sancto é muito fácil! Basta ir à página de Orçamento e preencher as informações de forma adequada. Você poderá ver o valor imediatamente! Mais que isso, poderá continuar alterando o seu pedido para se adequar ao valor que você está disposto a investir na preparação do seu livro.
2Como os valores do orçamento são definidos?
A Editora Spirito Sancto tem valores específicos para cada tipo de tarefa a ser realizada com o seu livro. Desta forma, tudo o que precisamos é do número de caracteres do livro (caracteres com espaço) para sabermos o tamanho do texto com o qual estaremos lidando.

A partir disso, calculamos os itens inclusos no orçamento e exibimos para você. É uma maneira fácil e transparente para trabalharmos com nossos clientes!
3Quais serviços podem ser incluídos no orçamento?
Na Editora Spirito Sancto, você pode contar com os seguintes serviços:

Edição

Revisão do texto
Diagramação do texto
Criação de capa simples

ISBN

Incluir ISBN pela Editora
Incluir ISBN como Autor (Já possui cadastro)
Cadastrar ISBN como Autor (Não possui cadastro)
Não incluir ISBN

Ficha Catalográfica
Criação de Ficha Catalográfica

Publicação
Publicação em Formato Eletrônico (eBook na Amazon)
Publicação em Formato Impresso (Impressão por demanda pelo Clube dos Autores)
4É possível ter algum desconto no orçamento?
Ao preencher um orçamento online, você verá que os preços cobrados pela Editora Spirito Sancto são bastante competitivos. Nossa proposta inicial, para atrair bons clientes como você, é oferecer um ótimo serviço por um preço imbatível.

Assim, para garantir que teremos as condições necessárias para realizar um trabalho impecável com o seu livro, não temos condições de oferecer preços mais baixos.

Temos certeza que você, a pessoa mais interessada em ver seu livro publicado com cuidado e qualidade, entenderá!
5Como funciona a publicação em formato ebook?
O formato ebook é o formato de livros eletrônicos, ou livros digitais.

Você pode disponibilizar seus livros com exclusividade na Amazon, que tem o seu leitor digital Kindle. Isso garante valores melhores de royalties: 70% do valor de venda vai para o autor, ao invés dos 30% no caso de livros digitais disponibilizados também em outros sites.

Nós iremos diagramar o seu livro com carinho para que sua versão digital seja atraente e convidativa.
6Como funciona a publicação em formato impresso por demanda?
Para diminuir os gastos iniciais tanto da editora como do autor, a Editora Spirito Sancto recomenda o Clube de Autores, através do qual você consegue disponibilizar livros impressos por demanda.

Isso significa que não há tiragem inicial para o seu livro. Ele apenas será impresso no momento em que alguém o comprar. Como os exemplares serão impressos unitariamente, isso pode fazer com que o valor de um exemplar seja um pouco mais alto do que no caso de uma tiragem maior.

A vantagem aqui, mais uma vez, é que você não precisará fazer uma tiragem inicial, diminuindo muito o seu investimento na produção do seu livro.
7A Editora Spirito Sancto cuida das publicações digitais e impressas?
O objetivo da Editora Spirito Sancto é facilitar o trabalho de autores com a publicação de seus livros. Nós oferecemos todos os serviços digitais para deixar seu livro pronto para entrar em uma loja digital, ou para ser enviado para a gráfica.

Nós também oferecemos suporte para o autor, cuidando da publicação do livro em lojas digitais para ebooks e para livros impressos por demanda. Esse suporte é um serviço, e tem valores definidos em nosso orçamento.

Nós não lidamos com gráficas e impressões de tiragens, mas, a pedido dos autores, podemos estar em contato com a gráfica de seu interesse para envio e correção de arquivos.
 

 

Serviços

1Como é feita a revisão do meu original?
A revisão é um passo importante para a publicação de qualquer livro. Todo autor, mesmo os mais famosos, passam seus textos por uma revisão antes de publicá-los.

Isso acontece porque passamos muito tempo olhando para nosso próprio texto e, por isso, muitas vezes deixamos de ver erros, contradições e outras situações complicadas. Assim, ter outra pessoa para ler o seu texto e deixá-lo pronto para publicar é essencial.

Essencial também é ter um profissional fazendo o trabalho de revisão para você. Nosso editor chefe tem mais de 10 anos de experiência com o mundo acadêmico e literário. Da graduação ao doutorado, e em diferentes momentos de sua carreira profissional, trabalhou na revisão de textos, artigos e livros de diversas áreas.

A revisão feita pela Editora Spirito Sancto envolve correções ortográfica e gramatical, adoção da nova gramática e, se necessário, desenvolvimento do vocabulário.
2Para que serve a diagramação?
Você já pegou um livro e achou as páginas feias? Quase sem margem, letras pequenas demais, linhas espremidas? Pois é. Isso é sinal de uma diagramação ruim!

Diagramar é distribuir os elementos gráficos do seu livro de forma que o resultado final tenha um visual agradável ao leitor, e a própria leitura seja beneficiada graças a um trabalho bem feito.
3Porque há valores diferentes para preparar o livro para formato eletrônico e impresso?
O ebook e o livro impresso são ambos livros diagramados, mas cada tipo de publicação exige características diferentes. Se apenas copiássemos o mesmo arquivo final do livro impresso para a publicação digital, teríamos um trabalho de baixa qualidade.

Desta forma, é importante investir tempo e trabalho para garantir que seus leitores apreciação a leitura e não desistirão nas primeiras páginas devido a uma diagramação mal feita.
4Posso encomendar uma capa para meu livro?
A Editora Spirito Sancto pode ficar a cargo da sua capa. Nós temos um serviço de desenvolvimento de capas simples, para as quais contamos com Bancos de Imagens gratuitos de alta qualidade, além de um trabalho de design de capas para garantir que você terá uma imagem irá atrair leitores e interessados.

Nosso objetivo é oferecer uma capa com baixo valor, mas que seja capaz de:
  • Agregar valor ao livro que você escreveu com tanto esforço
  • Demonstrar profissionalismo na arte final do seu trabalho
  • Ajudar a distinguir seu livro do resto
  • Representar adequadamente a sua ideia
5É obrigatório ter um ISBN?
De acordo com o site da Agência Nacional do ISBN, "o ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição". Para lançar um livro, a princípio você não precisa de um ISBN. Mas você precisa considerar alguns pontos:

Todo livro profissional tem um ISBN, porque o número serve como uma identificação internacional. Até mesmo para adicionar seu trabalho em seu currículo (considere o currículo Lattes, para os acadêmicos), o ISBN será indispensável como comprovação de que você publicou seu livro.

Para eBooks, é comum as pessoas não registrarem ISBN, pois a Amazon, por exemplo, não exige que você tenha o número. Mesmo assim, como cada edição do seu livro conta como um livro diferente, cada uma deve ter um ISBN diferente - o que significa que você fica com duas publicações registradas.

O mais importante, no final, é você lembrar que, como escritor, publicação é o seu negócio. Além de você ter os registros dos livros para seu currículo, o ISBN é o que torna a sua publicação real, profissional e facilitará muito na hora de divulgá-lo.
6Quem deve registrar o ISBN?
O ISBN pode ser registrado por pessoa física (o próprio autor) ou jurídica (uma editora). Mas que diferença isso faz?

Quem registra o livro é considerado o editor da publicação. Porém, nem sempre é viável para um autor registrar os próprios livros. O mero cadastro do autor/da editora custa R$ 270 (em 2018). Depois, cada livro terá um custo relativamente baixo.

Por isso, a Editora Spirito Sancto oferece três diferentes opções:
  • Registrar o ISBN pela editora
  • Registrar com o autor já cadastrado
  • Registrar com o autor ainda não cadastrado
Nas duas últimas opções, o que oferecemos é um apoio técnico no preenchimento de todos os cadastros, para garantir que o processo será feito da maneira correta. O autor também pode decidir fazer o ISBN sozinho.
7Por que eu preciso de uma Ficha Catalográfica?
Como está escrito no site da Câmara Brasileira do Livro, "Todos os livros publicados no Brasil devem conter a Catalogação na Publicação, de acordo com o padrão internacional estabelecido em 1976 (Cataloging in Publication – CIP) e com o artigo 6 do Capítulo 3 da 'Lei do Livro'."

Mas o que é, então, é uma Ficha catalográfica? É uma ficha que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca. Ela é feita de acordo com as regras do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e fica na folha de rosto dos livros.

Mais uma vez, para ter uma publicação profissional, de acordo com as regras de publicação, você precisa de uma. Nós não recomendamos que você faça você mesmo. Como algo obrigatório e com regras específicas, é importante que a Ficha Catalográfica seja feita por profissionais.
8Eu preciso registrar meu livro na Biblioteca Nacional?
De acordo com o site da Biblioteca Nacional, "o registro dos direitos autorais sobre uma obra intelectual permite o reconhecimento da autoria, especifica direitos morais e patrimoniais e estabelece prazos de proteção tanto para o titular, quanto para seus sucessores."

O registro não é obrigatório. Seu objetivo é meramente declaratório. Entretanto, "a Propriedade Intelectual protege as criações intelectuais, facultando aos seus titulares direitos econômicos os quais ditam a forma de comercialização, circulação, utilização e produção dos bens intelectuais ou dos produtos e serviços que incorporam tais criações intelectuais".

Isso significa que fazer o registro da sua obriga na Biblioteca Nacional é interessante para quem quer se proteger contra roubo de propriedade intelectual, como plágio parcial ou integral.

O ideal é que você faça o registro, mas a Editora Spirito Sancto pode ajudá-lo a entender o processo. Deixar esse serviço sob nossa responsabilidade exigiria uma fazer procuração, e entendemos que autores se sentem mais confortáveis fazendo o processo eles mesmos.