A Lenda do Lagarto Azul, novo livro de Jonas Reis, será lançado no Festival de Inverno de Domingos Martins

26 de junho de 2019
Novo autor inicia parceria para 2 livros com a Editora
10 de dezembro de 2018
A Lenda do Lagarto Azul, de Jonas Reis.

Imagine o lagarto da Pedra Azul movendo-se naquele magnífico monumento natural capixaba e fazendo de tudo para defender seu território. Este é o enredo do livro infantojuvenil A lenda do lagarto azul, do jornalista e escritor capixaba Jonas Reis, que será lançado oficialmente no XXVI Festival de Inverno de Domingos Martins.

O livro foi premiado no Edital 007/2018 da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e publicado agora com recursos do Fundo de Cultura do Estado, o Funcultura. Nele, o autor apresenta a “origem” do lagarto da Pedra Azul e dá vida ao animal, uma lenda que pode se inserir definitivamente na cultura capixaba e principalmente no imaginário da população que vive na região montanhosa do Espírito Santo.

O lançamento de A lenda do lagarto azul será às 10 horas do sábado, 13 de julho, na Biblioteca Municipal, ao lado do antigo Hotel Imperador. Confira a programação completa no site da Prefeitura de Domingos Martins.

SPOILER?

O grande lagarto da Pedra Azul foi um dia um lagarto de verdade. Ele foi petrificado por dois garotos aventureiros para proteger o povo da montanha. Mas os garotos aventureiros, o lendário povo da montanha e mesmo as crianças de hoje sabem que o lagarto pode voltar à vida a qualquer momento. E todos esperam por isso até com alguma ansiedade, porque o lagarto azul é parte do povo da montanha, um grande irmão ancestral.

O AUTOR

JONAS REIS nasceu na Vila de Monte Carmelo, então município de Colatina e hoje distrito de Alto Rio Novo, no Noroeste do Espírito Santo, Brasil. É escritor, advogado e jornalista, formado em Comunicação Social e em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e pós-graduado em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. Atuou nos principais órgãos de imprensa do Espírito Santo, com passagem por jornais, rádio e televisão. Ingressou no serviço público por concurso e se aposentou no Tribunal de Contas do Estado como Auditor de Controle Externo. Teve contos e crônicas incluídos em diversas publicações, até começar a trabalhar narrativas mais longas. Em 2013 publicou o romance O santo dos últimos dias – Quem amou Solange de Belleview? Em 2018 lançou Viagem à alma do Brasil, relato de viagem que empreendeu por todas as regiões do Brasil, ouvindo sua gente simples, revelando a história local e descortinando cenários longínquos deste grande, generoso e sofrido país. Em 2019, Viagem à alma do Brasil ganhou edição em Inglês, Trip out to the soul of Brazil, do tradutor britânico Paul W. Dixon em parceria com a brasileira Luciane Bernardi Scopel. Seus livros estão disponíveis para venda nas principais plataformas digitais e no site do autor.