Annua ou Annaes da Provincia do Brazil dos dous anos de 1624, e de 1625, do padre Antônio Vieira (1626)

Historia ou Annaes dos feitos da Companhia Privilegiada das Indias Occidentaes desde o seu começo até ao fim do anno de 1636, de Johannes de Laet (1644)
20/10/2016
3 evidências históricas de que Maria Ortiz nunca existiu
21/10/2016
 
[quads id="1"]
 
Como escreveu João Eurípedes Franklin Leal à Revista de História, "as cartas ânuas eram relatórios que os jesuítas enviavam anualmente para sua sede em Roma, relatando fatos relevantes de sua missão.... O padre Antônio Vieira foi jesuíta, orador sacro e missionário que estimulou a luta contra os invasores holandeses no Brasil. Esta carta ânua foi escrita em 1625, sendo a primeira de autoria de Vieira, e destinava-se a informar aos superiores jesuíticos de Portugal e de Roma (Superior-Geral) os acontecimentos da Capitania do Espírito Santo no período de 1624-1625".
 

Fragmento intitulado Cappitania do Espirito Santo:

Também esta Cappitania do Espirito Santo sentio o poder das armas Hollandezas, ainda que com melhor fortuna. Sahirao’ da Bahia oito Náos inimigas para o Reino de Angola, com o intento de entrarem a Cidade de Loanda, como tao’ importante para o Commercio do Brazil; cuja Cabeça estava já rendida. Mas nao’ respondeo o Successo ao dezenho; porque ainda que hum mez inteiro trabalhárao’ na empreza: como o ânimo dos Moradores Portuguezes era grande, e a vigilancia igual, nunca lhes foi possível pôr pé em terra.

Voltando pois para a Bahia, antes de chegar a ella cem legoas para o Sul, entrárao’ no Porto do Espirito Santo [Espírito Santo] a 12. de Maio de 1625., assás confiados, que por bom concerto, ou ruim guerra, a Villa [Vila de Vitória] sé lhes entregaria, ou elles a renderiao’ , publicando por huma parte a altas vozes «Paz»: e por outra, com o disparar das Bombardas, ameaçando guerra. Nao’ havia na Povoaçao’ defensa de Artilharia; pelo que com mosquetes, e fréxas, se dividio a Gente pelas trincheiras, que fechavaõ as bôcas das ruas nos passos mais necessários, esperando a determinaçaõ do In im igo ; e foi esta, que por entre o fumo, e perturbação’ dos tiros, apparelhárao’ sete lanchas com o melhor dos Soldados, e ainda Marinheiros: os quaes saindo das Náos, e saltando livremente em Terra, começárao’ a marchar para a estancia do Cappitao’ Francisco de Aguiar Coitinho [Francisco de Aguiar Coutinho], que tambem o erá da Villa, e Senhor della. Estava aqui huma roqueira (que nao’ havia outra na Terra), e tanto que foi vista dos Inimigos, para evitarem o perigo, desfizerao’ as fileiras, e arrimando-se todos ás paredes, continuárao’ a entrada. Vendo isto o animozo Cappitaõ, manda pôr fogo á roqueira (o que nao’ foi debalde), e logo successivamente salta fóra das trincheiras, com alguns poucos, que o seguirão’ ; conjecturárao’ os Hollandezes, q. tanto ânimo vinha confiado em maior podêr de Gen te ; e sem fazer rosto derao’ as costas, e largárao’ as Armas. Os Nossos lhe forao’ dando athé a Praya com tal valor, e ventura, que álem do grande numero dos feridos, morrerão’ muitos, huns em terra á espada, outros .no Már afogados.

Ficarao’ elles com a desgraça muito sentidos, e bè o mostráraó os tristes, e desconcertados gritos, que nas duas Náos levantárao’ , e na nossa Villa se ouviao’ . Quizerao’ no dia seguinte recuperar o perdido nas Fazendas, que estao’ pelo Rio acima : mas dobrárao’ a perda ; porque o Cappitao’ Salvador Corrêa de Sá [Salvador Correia de Sá], Governador do Rio de Janeiro (vinha este Fidalgo, por ordem de seu Pay, dar soccorro ao cêrco da Bahia com duas Caravelas, e quatro canôas grandes), nao’ se tendo achado o dia de antes no assalto, por guardar sua estancia, os foi esperar, e tendo elles tomado já huã barcaça, os accometteo com as canôas, e apertou de maneira ás frechadas, que sendo mortos quarenta, largando huma Lancha á força de rêmo, escapáraõ.

Com estes ruins successos dezesperado já de sua fortuna, o General Inimigo màndou ao outro dia, que era o. terceiro da entrada, hum recado ao Cappitao’, em que lhe pedia hum Sobrinho seu, que parece ficára prezo c en tre nós, offerecendo resgate, e que os Padres da Companhia [Companhia de Jesus] lhe mandassem algum refrêsco pelo bom agazalho que elle fizera aos outros Padres, que na Bahia forao’ tomados. Visto o que, respondeo o Cappitao’ que em quanto ao Sobrinho devia de morrer na briga, porque o nao’ tinha prezo, e ao segundo: q. nao’ havia na terra outro refrêsco senao’ o q. nos dous dias antecedentes tinhao’ experimentado; e com elle estava apparelhado para os receber a qualquer hora? Ouvida a resposta, levárao’ ferro no mesmo dia, e se fizerao’ na volta do Norte.

Em hum e outro encontro se achárao’ os nossos Padres: no primeiro, os que rezidiao’ na Villa: no segundo, dous que em companhia do Cappitao’ Salvador Corrêa vierao’ do Rio de Janeiro; e assim huns como outros não’ faltárao’ , nem á Guerra, nem aos Soldados antes delia. Tambem os que rezidiao’ nas Aldêas, no ponto em que souberao’ o que passava, se partirao’ com os índios a toda a pressa, posto que, quando chegárao’ (como a Jornada he comprida) nao’ forao’ necessários. Em huma destas Aldêas foi Deos servido levar para sy o Irmao’ Antonio Froes, Estudante, com huma morte mui repentina; porque andando achacozo, hum dia o achárao’ morto. Sentio-se geralmente esta morte, por ser assim apressada; mas muito mais sentida fôra, se o Irmao’ nao’ andára bem apparelhado como andava: álem do que, em toda a sua vida foi mui edificativo, e rezignado na obediencia; e já póde ser que por obedecer lhe viesse esta morte, cauzada das chuvas, passagem de rios, e outros muitos trabalhos, q. naquella rezidencia, onde pelos Superiores fôra posto, continuamête padecia. Falleceo no anno de 1625., de idade de vinte e seis annos, com oito da Companhia.

Fragmento intitulado Missão’ dos Máres Verdes:

Os índios Paranaubis, que em nosso vulgar he o mesmo q. Máres Verdes, forao’ buscados por tantos annos, assim dos Padres nossos, como dos Portuguezes, sem serem achados, senao’ neste têpo, em’ que chegada já a sua hora, descerão’ para a Igreja. Sao’ em numero perto de quatrocentas, e cincoenta almas, Gente bellicoza, valente, bem disposta, bem assombrada, e de bom entendimento.

Viviao’ cento, e trinta legoas mettidos pelo Sertão’ , e por isso de poucos conhecida. Achara-os há pouco tempo hum Padre nosso, e tinha alcançado delles palavra, que vindo em sua busca o acõpanhariao’ .

Intentou-se a Missão’ por varias vezes : mas sem effeito: athé que finalmête o houve. Nao’ faltárao’ para a impedir, grandes difficuldades; nao’ só antes da partida; mas tambem estando já pelo Sertão’ dentro : porém com 0 favor de Deos, que queria a salvaçao’ daquellas pobres Almas; todas, e algumas quazi milagrozamête se vencérao’ . Foi a viagem (parte por hum rio, parte por terra) de hum mez, com mais trabalho, e enfadamento do que alguem póde imaginar, por ser o caminho de terra igualmente trabalhozo, queperigozo o do Rio.

Chegárao’ os dous Padres, e forao’ de todos recebidos com grandes signaes de amôr, e a le gr ia ; e providos de todo o necessário : que he couza digna de espanto, achar tal humanidade em Gente selvagem, e bárbara; cuja Gloria está posta em matar, e comer seus Inimigos; huns dos quaes erao’ os índios companheiros dos mesmos Padres; e isto accrescenta mais a maravilha, e exalta mais a Omnipotência.

Trez dias depois da chegada, tendo-se ajuntado a Gente que, com o mesmo Capitao’, andava toda espalhada á caça : se lhe propôz = que se lembrassem da palavra que tinhao’ dada — ; e para mais os mover, lhes falárao’ cinco índios Christaons dos nossos, com tanto espirito, que bem se via serem movidos do Divino, o qual queria converter aquelles barbaros, e para isso lhes dava tal efficacia de palavras, e tao’ Divinas.

Acabada a práctica, respondeo o Principal=que elle estava prestes para guardar a palavra, e desceria com toda a sua Aldêa — e para mostrar que assim o determinava, deo hum signal manifesto; e foi, q. estando cingido com huma faxa larga, de que pendiao’ muitos fios cubertos de continhas pretas, com os dentes dos Tapúyas, que tinha morto, por remate: esta aprezentou aos Padres como peça de mayor estima, dizendo — : Esta me determinou que fizesse Araroba (que he hum dos feiticeiros, que elles venerao’ como a Deos), para que mattasse muitos Tapuyas: já tenho morto dez, e alcançado dez grandes nomes. Outras similhantes peças trouxérao’ alguns; de maneira q. claramente se via, como pouco a pouco hiao’ renunciando omnibus pompis Diaboli.

Começárao’ logo a se apparelhar para a Jornada, indo com grande festa huns a fazer mantimentos, outros ao matto a lavrar as Canôas necessárias para o rio, e capazes de toda a Gente. Emquanto nos apparelhavamos, foi a Aldêa molestada de muitas doenças, que particularmente davao’ nas Crianças; e taes, que muitas morrérao’, as mais delias baptizadas; e outras chegárao’ ao ultim o : e quando estavao’ nestes termos, as traziao’ as piedosas Mays aos Padres, para que elles lhes déssem saude; e o que he mais para dar graças á Divina Bondade, nao’ se arrependerem com isto, nem lhes vir ao pensamento que aquelle mal se lhes pegava dos nossos: como he provável se pegou; antes daqui tomavao’ occaziao’ para terem suas terras por mui doentias, e as deixarem mais depressa.

Em hum mez, q. aqui houve de detença, forao’ os nossos tratados sempre dos índios, e venerados como homens vindos do Céo. Exortavao’-se huns aos outros com pregaçoens de dia e de noite, a que se viessem com elles, e com fiassem nelles muito, porque eraõ homens Santos, e seus Libertadores. Perguntavao lhes depois de os ver dizer Missa Que lhes déra Deos a sentir ácêrca da partida tendo-os por homens, que tractavaõ com o mesmo Senhor familiarmente. E muitas vezes, quãdo no Terreiro da Aldêa passeavam rezando suas horas, vinhaõ logo alguns delles ali a varrer, e limpar o lugar por onde elles andavao. Tanto he o respeito, e reverencia que tem aos Padres!
Posto a ponto tudo o necessário para a partida, fez o Principal sua práctica a todos, exhortando-os a que o seguissem, com o que se animárao’ muito. Puzerao’ fogo ás Cazas, e começárao’ a caminhar sem mostra alguma, nem ainda pequena, -de tristeza, por deixar sua Patria; antes com muita alegria; porque livrando-se delia, se livravao’ das maõs do Demonio, do qual entendiao’ que erao’ perseguidos; e ao mesmo attribuiao’ as doenças, que na Aldêa padecérao’ depois da chegada dos Padres, dizendo = : Que se queria vingar, porque se apartavao’ delle — . Assim como elles o entendiao’ , era na verdade; porque trabalhou muito o Inimigo pelos fazer tornar atrás; pondolhes diante os perigos do Rio, o comprimento, e aspereza dos Mattos, e caminhos, e outras muitas difficuldades, que elle lhes sabia formar na fantezia. Ma s logo estas sombras, com as luzes das razoens dos Nossos se desfizerao’ , e eles ficárao’ quietos, e consolados.

Postos a caminho, começárao’ a sentir os trabalhos rigorozos, e os perigos d e lle ; porque o Rio he de grandeza, e velocidade extranha, mormente nas Cachoeiras, onde estreitando-se a corrente entre precipícios de pedras, vai tao’ arrebatado, que nao’ bastava muito numero de Gente com cordas para ter mao’ nas canôas, e vencer a força impetuoza das aguas, e por esta razao’ escaparao’ muitas das mao’ s, e se fizerao’ em pedaços, e outras se virárao’ , como foi huma em que vinha um dos Padres, que correo perigo evidente de se afogar, mas todos escapárao’ com vida, mais por milagre do Céo, que por indústria dos Pilotos; cuja Arte em similhantes passos nao’ tem lugar.

Nao’ era nestas Cachoeiras menor enfadamento o carregar, e descarregar as Canôas tantas vezes, quantas ellas erao’ ; e erao’ muitas, e passar ás costas os doentes e velhos: e vez houve que foi necessário, para evitar hum perigo, levar por terra grande espaço as mesmas Canôas, que erao’ quarenta. A estes enfadamentas se ajuntava a falta de todo o necessário; que com ser sempre muita nestas Missoens : nesta foi mais que ordinaria : athé que em fim chegárao’ todos com saude, e alegria á Aldêa dos Reys Magos, rezidencia desta Cappitania do Espirito Santo, donde os Padres tinhao’ partido. Mas como achárao’ esta Aldêa infestada de bexigas, atêou se a péste delias nos novamente vindos, e pouco a pouco começárao’ a morrer: tendo porém todos recebido o Santo Baptismo, e muito poucas horas antes da morte com certa probabilidade, que o Senhor, o qual por tantos trabalhos os trouxéra á sua Igreja, lhes daria a Gloria mais depressa, do que elles pudérao’ imaginar.

 

Texto Completo

 
[gview file="https://spiritosancto.org/site/wp-content/uploads/2016/10/spiritosancto-anais-bn_019_1897.pdf" width="100%" save="1"]
 
 
VIEIRA, Antonio. Annua ou Annaes da Provincia do Brazil dos dous anos de 1624, e de 1625. in: Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro. (Vol. XIX). Rio de Janeiro: Typographia Leuzinger. 1897, pp. 208-209.
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/anais/anais_019_1897.pdf
 
 
[quads id="2"]
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

//]]>