31/05/1662: Provisão que se passou para os Superiores das Aldeias darem índios para o corte do pau Brasil do donativo

01/06/1662: Provisão para correr o papel sellado nas Capitanias deste Estado
27/10/2016
12/05/1663: Regimento que levou o Ajudante Manuel Vaz, indo á Capitania do Espírito Santo
27/10/2016
 
[quads id="1"]
 
 

Francisco Barreto, do Conselho de guerra de Sua Magestade Governador e Capitão geral do Estado do Brasil.

Porquanto os moradores da Capitania do Espírito Santo se offereceram a contribuir em pau Brasil os 400 mil reis que lhe couberam dos 80.000 cruzados com que esta praça concorre á satisfação dos 140 que todo o Estado ha de pagar cada anno para o dote da Senhora Infanta, e ajuntamento (ajustamento?) da paz de Hollanda: e me consta que o não podem fazer sem índios das Aldeias que estão a cargo dos Religiosos da Companhia de Jesus: e sendo este serviço de tanta importância, se não escusa acudirem a elle os mesmos índios, pagando-lhes os moradores seu trabalho na forma que for estylo. Hei por bem, e ordeno ao Padre Superior, ou Superiores que ao presente são e ao diante forem das Aldeias dos índios que houver na dita Capitania, dêm á ordem da Câmara della os que forem pedidos para o corte do dito pau Brasil, emquanto a dita contribuição durar, ficando obrigadas as pessoas a que se encarregar a lhes pagar o que for justo, e costume, de que terá particular cuidado a mesma Câmara. Para o que mandei passar a presente sub meu signal e sello de minhas armas a qual se registará nos Livros a que tocar, e se guardará, e cumprirá tão pontual e inteira mente como nella se contém sem duvida embargo, nem contradição alguma. Bento Pereira de Andrada a fez nesta Cidade do Salvador Bahia de todos os Santos em o ultimo de Ju digo Maio de 1662.

Bernardo Vieira Ravasco a fez escrever. Francisco Barreto.

E nesta conformidade se passaram duas Provisões mais com data de 2 de Junho para as Capitanias dos Ilhéus e Porto Seguro para o pau com que hão de contribuir os 200$ reis que a cada uma foi lançado para o tributo do dote da Senhora Infanta e paz de Hollanda.

Bernardo Vieira Ravasco.

 
 
BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1672 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. IV). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. p.103.
Acervo Biblioteca Nacional
Não há.
 
 
[quads id="2"]
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>