21/04/1651: Carta para os officiaes da camara da villa da Victoria [Vila de Vitória] capitania do Espirito Santo

Terra Brasilis: Tabula hec regionis magni Brasilis, de Lopo Homem, Pedro Reinel e Jorge Reinel (1519)
12/08/2016
13/10/1639: Registo da patente do capitão Sebastião Corrêa de Sirvellas
13/08/2016
 
[quads id="1"]
 
 

Muita estimação faço do acerto com que VMs. me dizem que o capitão-mor Manuel da Rocha de Almeida procede no governo dessa capitania: por ser grande o desejo, que tenho de a ver conservada no maior socego.

Eu lhe approvo a força que intenta fazer napraia dessa villa, e lhe encarrego a acabe com summa brevidade: VMs. o ajudem de maneira, que tambem se lhes deva o merecimento desse serviço, que farão a Sua Magestade (Deus o guarde) e da.segurança com que ficará essa praça.

Não esperava eu menos effeitos no donativo dos vinhos, correndo tanto por conta do zelo de Vms. a execução da ordem que levou o capitão-mor: mas se sua resulta não bastar ao sustento desse presidio, VMs. se disponham a supprir o que faltar á fazenda Real de maneira, que não só se não diminuam os soldados, que essa praça tem, mas se lhe accrescentem os que ha mister.

Do capitão Manuel de Almeida do Canto confio se haja de modo que não dê de sua parte motivo algum ao menor desconcerto: e sentirei muito, que estes se repitam em um povo a que VMs. assistem.

Guarde Deus a VMs. Bahia e Abril 21 de 1651.

Conde de Castelmelhor.

 
 
BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp. 101-102
Acervo Biblioteca Nacional
Não há.
 
 
[quads id="2"]
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>