14/06/1650: Carta para os officiaes da Camara da Villa de São Paulo

20/05/1650: Carta para o capitão-mór da Capitania de São Vicente na occasião dos 3 navios da Companhia Geral, sobre o donativo que se pediu voluntario
06/08/2016
20/03/1650: Carta para os officiaes da camara da villa de São Paulo na occasião dos navios da Companhia Geral em que se pede o Donativo voluntário
07/08/2016
 
[quads id="1"]
 
 

Foi Sua Magestade que Deus guarde, servido mandar-me [Conde de Castelo Melhor, João Rodrigues de Vasconcelos e Sousa] governar este Estado: e devem-me os moradores delle ser uma das principaes causas de lhe obedecer com grande gosto, o desejo de os vir ajudar, e fazer em tudo o favor que merecem. VMs. o tenham assim entendido, e de minha parte o segurem aos dessa capitania porque em todas as occasiões que me derem para seu melhoramento e conservação me hão de achar com vontade mui propicia, e igual ao zelo com que me prometto que continuem os serviços que sempre essa capitania costumou a fazer a Sua Magestade.

Vi uma carta que VMs. escreveram ao Sr. Conde de Villapouca em resposta da primeira que tiveram sua; e com a pressa com que despacho esta embarcação para o Espirito Santo, e concurso de outras matérias, a que é forçoso antecipar o expediente não houve logar de tomar a resolução que pedem todas as que VMs. alli apontam; tomar-se-ão as informações necessárias com mais vagar; e mandarei passar as ordens que parecerem mais convenientes ao serviço de Sua Magestade e beneficio dessa Capitania: estejam VMs. certos de que lhe hei de procurar sempre seu augmento com mui bom animo. Guarde Deus a VMs. Bahia e Março quatorze de mil e seiscentos e cincoenta.

 
 
BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp. 36-37.
Acervo Biblioteca Nacional
Não há.
 
 
[quads id="2"]
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>