13/10/1683: Carta de Francisco Gil de Araújo, Donatário da Capitania do Espírito Santo a Vossa Majestade

05/10/1683: Carta do Governador e Capitão do Brasil dando conta de um assalto a Francisco Teles de Menezes
27/10/2016
03/09/1657¹: Regimento que levou o Capitão Francisco Luis de Oliveira que vae por Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo
27/10/2016
 
[quads id="1"]
 
 

de Araújo, Donatário da do , em carta de 7 de julho deste ano, escreve a Vossa Majestade em como quando entrara na dita capitania dera conta com a informação do Provedor da dela do estado em que achara agora, com a informação do mesmo e dos oficiais das Câmaras daquelas vilas seria presente a Vossa Majestade o estado em que a deixava.

Os oficiais da Câmara das vilas da , Espírito Santo, e Conceição [, ], três certidões e uma carta escrita a Vossa Majestade, em 19 de agosto do ano passado, das quais consta o muito que tem obrado o dito donatário na reedificação daquelas vilas e obra das fortalezas com grande dispêndio de sua Fazenda, que tudo o mais largamente refere a informação do Provedor da Fazenda Real daquela capitania, Manuel de Morais, que com esta se envia a Vossa Majestade.

Ao Conselho parece fazer presente a Vossa Majestade o que escreve , donatário da Capitania do Espírito Santo, do que obrou nela, assim na reedificação das vilas de sua jurisdição, como nas mais que apontam os oficiais da Câmara e que a este respeito deve Vossa Majestade mandar-lhe agradecer o bom procedimento e zelo em que se empregou nas coisas que tocam à defensa daquela capitania.

, 16 de outubro de 1683. O Conde. Malheiros.

Teles. Sande. Dourado. Cardoso.

 
 
BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: Consultas do Conselho Ultramarino, Bahia - 1673-1683 (Vol. LXXXVIII). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1950. p.268.
Acervo Biblioteca Nacional
Não há.
 
 
[quads id="2"]
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>