25/04/1659: Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo João de Almeida Rios
24/10/2016
18/06/1682: Registo da Patente do posto de Ajudante de Tenente de Mestre Geral deste Estado provido na pessoa de Bartholomeu Fragoso Cabral
24/10/2016
 
[quads id="1"]
 
 

Não posso deixar de estranhar o excesso de VMs. pois sendo vassallos de Sua Magestade faltam na observância de suas leis, porque dispondo ellas meios ordinários por donde se deve mostrar a justiça das partes para a fazerem os Ministros della, buscam VMs. outros de tão pouco fundamento, como são os que tem para condemnar o ouvidor e fazer nova eleição de officiaes da Câmara, por meio dos tumultos, que devem ser castigados com o rigor das leis; pois fazem tanto desserviço a Sua Magestade como se deixa ver de suas consequencias: o costume da terra não deroga leis,-por donde foi mais jurídica a eleição, que fez o ouvidor de officiaes da Câmara, do que a que VMs. fizeram, pois aquella se ajusta com a Ordenação do Reino, e se é que tinha alguma nullidade se devia proceder conforme dispõe a mesma lei: Pelo que pareceu ao Tribunal da justiça mandar restituir o ouvidor a seu posto, na forma da sentença, que deram, a que VMs. darão inteiro cumprimento, e se o dito tiver culpas, deve o Capitão-mor avisar a qualidade dellas, para que justificadas mande eu o que for justiça. VMs. o tenham assim entendido, para me avisar dellas, descendo-se em tudo o mais de suas erradas opiniões; pois encontram com ellas o serviço de Sua Magestade. Deus guarde a VMs.

Bahia e Abril 9 de 1659 Francisco Barretto.

 
 
BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.415-416.
Acervo Biblioteca Nacional
Não há.
 
 
[quads id="2"]
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>