Livro traz a primeira carta do Jesuíta Afonso Brás escrita do Espírito Santo em 1551

Vasco Fernandes Coutinho: notas históricas e genealógicas (Artigo)
25/01/2016
24/08/1551¹: Outra enviada do porto do Espírito Santo [pelo padre Afonso Brás²] .
25/01/2016
Exibir tudo

Livro traz a primeira carta do Jesuíta Afonso Brás escrita do Espírito Santo em 1551

 

O livro Primeiras Cartas do Brasil 1551-1555 foi publicado em 2006 por Jorge Zahar e com introdução e notas de Sheila Moura Hue, doutora em Literatura Portuguesa e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nele, foram reunidas as primeiras cartas escritas no Brasil a serem publicadas. Sua publicação original foi em duas coletâneas feitas em Coimbra, sendo a primeira de 1551 e a segunda de 1555.

Essas cartas são histórias contadas por jesuítas, relatando suas primeiras experiências na Terra de Santa Cruz, onde haviam acabado de chegar. No caso do Espírito Santo, a primeira carta de um jesuíta escrita em suas terras é a carta de Afonso Brás, de 1551. Brás nasceu em São Paio de Arcos, nas proximidades de Braga, Portugal, em 1524, tendo morrido no Rio de Janeiro em 1610. Ele chegou ao Brasil em 1550 na segunda expedição jesuítica, da qual era o superior. De acordo com o livro,

“Esteve nas capitanias de Ilhéus, Porto Seguro, Espírito Santo, São Vicente e Rio de Janeiro. Participou como mestre de obras, carpinteiro e pedreiro da construção da casa e do colégio de São Paulo (Piratininga). Fundou o colégio da capitania do Espírito Santo, em 1551. Dele, conservou-se apenas uma carta – esta que aqui se publica” (2006, p.71)

Na carta, Brás fala sobre como se deu sua viagem para o Espírito Santo e como estava a situação lá, quando chegou. Narra a dificuldade dos colonos em manterem-se na fé cristã, situação em que ele acreditou mudar nos dias que lá ficou, a grande quantidade de escravos na sede da capitania e o trabalho na fundação do primeiro colégio da capitania, que seria o Colégio de Santiago, cujo edifício, depois de diversas obras, é hoje a sede do governo estadual.

O Spirito Sancto disponibiliza a carta de Afonso Brás sobre o Espírito Santo na íntegra, mas também aconselha seus leitores a adquirir o livro, cujo preço no site da Amazon é bastante convidativo. Assim, você terá acesso não só a essa carta, mas a diversas outras, editadas e revisadas para facilitar sua leitura, e com diversas novas explicativas que contribuem muito para o entendimento dos documentos.

Primeiras cartas do Brasil [1551-1555]. Tradução, introdução e notas, Sheila Moura Hue. Rio de Janeiro: Jorge Zadar ed. 2006.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>