Novos documentos do Spirito Sancto incluem patente que dividiu o Brasil em dois na busca pelas esmeraldas

05/03/1695: Provisão que concede aos moradores da Capitania do Espírito Santo não poderem ser executados nas fábricas de seus engenhos
04/11/2016
02/08/1551: Carta* que o padre Antônio Pires** escreveu do Brasil, da Capitania de Pernambuco, aos irmãos da Companhia
10/11/2016
 
[quads id="1"]
 
 

spiritosancto-o-governo-dos-outrosO Spirito Sancto acaba de incluir em seu acervo 7 novos documentos, recolhidos da Colleção Chronologica da Legislação Portugueza, uma compilação feita na década de 1850 por José Justino de Andrade e Silva de documentos relacionados ao império ultramarino português.

A coleção foi digitalizada e incorporada no site do projeto O Governo dos Outros.Imaginários Políticos do Império Português (1496 – 1961)financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, de Portugal, e desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Entre os documentos do século XVII, encontramos sete que são relacionados à Capitania do Espírito Santo, sendo que três deles são regimentos de ouvidores gerais, um de 1619, um de 1626 e outro de 1630. Dois documentos encarregam a Companhia de Jesus de realizar entradas em busca da Serra das Esmeraldas, no interior da capitania do Espírito Santo, junto com os irmãos Domingos e Antônio de Azeredo Coutinho.

Um dos destaques é a carta patente de 1608 que dividiu o Brasil em duas repartições e deu a Dom Francisco de Sousa o governo sobre as Capitanias do Sul, que incluem Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Esta foi a segunda tentativa de dividir o Brasil em repartições do Norte e do Sul e o objetivo era dar a Dom Francisco o controle sobre todas as minas já conhecidas e as que seriam encontradas, incluindo aqui o que já se sabia sobre a Serra das Esmeraldas no Espírito Santo.

Veja agora os 7 documentos.

 
 
[quads id="2"]
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>