Sobre o Projeto

Documentos Históricos do Espírito Santo

Quem faz pesquisas históricas sabe qual é o prazer de ir atrás de uma fonte antiga, encontrá-la e descobrir o que ela tem para dizer e fazer a crítica interna, de seu conteúdo, e externa, de seu contexto histórico. Isso não é diferente para quem faz pesquisas sobre o Espírito Santo: é preciso visitar diversos lugares, vasculhar milhares de documentos e catálogos e, quando permitido, até se empoeirar com os documentos originais, e sentir o prazer de ter em mãos algo feito centenas de anos atrás.

Mas nem sempre isso é possível, e certamente nunca é fácil. Há diversos problemas que se colocam entre o pesquisador e as fontes históricas do Espírito Santo. Foi pensando nisso que Fabio Paiva Reis, historiador e doutor pela Universidade do Minho, criou o site Spirito Sancto – um portal de documentos históricos do estado do Espírito Santo que disponibiliza para qualquer leitor, de forma fácil e gratuita, a transcrição ou ainda a digitalização de documentos de difícil acesso para o pesquisador, fontes espalhadas pelo mundo todo que agora estão reunidas aqui, com o único objetivo de democratizar a nossa história.


Nossa história em um único lugar

Spirito Sancto é um projeto individual, criado pelo historiador capixaba Fabio Paiva Reis, para divulgar o maior número possível de documentos históricos do estado do Espírito Santo, de forma clara, simples e gratuita, para historiadores, pesquisadores, estudantes e interessados em conhecer mais sobre a história do Espírito Santo.

Esta nova biblioteca digital possui o maior conjunto de documentos capixabas reunidos na internet e oferece ao seu público a oportunidade de encontrar tudo o que pode precisar para escrever seus trabalhos, tirar suas dúvidas e aprender mais sobre o Espírito Santo. É a nossa história em um único lugar.

O objetivo do Spirito Sancto é ajudar pesquisadores e historiadores na construção da história de nosso estado, centralizando e garantindo acesso a documentos históricos que normalmente são de difícil acesso. Com o aval da Biblioteca Nacional para a divulgação de todos esses documentos de forma gratuita e democrática, o Spirito Sancto, aos poucos, trata e transcreve documentos históricos do Espírito Santo, ampliando o acervo do site e se tornando, cada dia mais, o melhor ponto de partida para qualquer pesquisa, trabalho, livro ou textos acadêmicos.

//]]>