Fabio Paiva Reis

Fabio Paiva Reis

historiador

Sou doutor em História pela Universidade do Minho, em Portugal. Graduado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2008 e Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2011. Historiador e ex-Supervisor Técnico do Projeto Visitar - projeto da Prefeitura de Vitória que visa a revitalização do Centro Histórico de Vitória a partir da atuação junto com a comunidade de entorno e abertura de monumentos históricos para visitação. Trabalhei como professor substituto no Ifes - Campus Ibatiba, lancei meu primeiro romance, Beije-me em Barcelona e hoje desenvolvo o site Spirito Sancto.

Além disso, sou fotógrafo amador e nerd assumido.

 
 

Fabio Paiva Reis nasceu em 3 de fevereiro de 1986 e é historiador, doutorando pela Universidade do Minho, em Portugal.

Natural de Vitória, capital do Espírito Santo, concluiu a licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2008, com monografia sobre as consequências da descoberta do ouro para a Capitania do Espírito Santo. Nesse período, foi orientado pelo professor Estilaque Ferreira dos Santos, autor de grandes artigos e pesquisas sobre o Espírito Santo colonial. Em seguida foi contratado como Supervisor Técnico do Projeto Visitar – onde foi estagiário pelos 2 últimos anos do curso. O Projeto Visitar tem como objetivo colaborar com a turistificação do Centro Histórico de Vitória, abrindo monumentos para visitação e contando a história da cidade para os visitantes. Nesse período, Fabio realizou extensas pesquisas sobre a história do estado para criar conteúdo para os programas do projeto, como panfletos e mapas que contassem a história dos monumentos. Esse trabalhou culminou na publicação em co-autoria da primeira série de cinco livros do Vitória em Monumentos, cada um sobre um monumento histórico da cidade.

No meio de 2009 deixou a família e os amigos e mudou-se para São Paulo, onde fez o Mestrado em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Lá, analisou o papel da mítica Serra das Esmeraldas na cartografia, no imaginário e nos conflitos territoriais da Capitania do Espírito Santo e no Império Ultramarino Português do século XVII sob a orientação da importante historiadora Maria Odila Leite da Silva Dias. Participaram de sua banca de defesa outros importantes historiadores da cartografia, como Íris Kantor, da Universidade de São Paulo (USP) e Amílcar Torrão Filho, da PUC-SP. Sua dissertação obteve nota máxima.

Dez dias depois de defender sua dissertação, entrou em um avião e foi para o Velho Mundo iniciar seu doutorado e dar continuidade às suas pesquisas, dedicando-se definitivamente à cartografia portuguesa seiscentista. Na Universidade do Minho, em Portugal, Fabio é orientado por António Manuel Clemente Lázaro, doutor em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa. Entre 2012 e 2016, Fabio realizou importantes pesquisas relacionadas à História do Espírito Santo reunindo digitalizações de documentos históricos raros e de difícil acesso em grandes instituições americanas, europeias e brasileiras, como: a Torre do Tombo, Arquivo Histórico Ultramarino e Biblioteca da Ajuda, em Lisboa; a Biblioteca da Universidade do Porto e a Biblioteca Pública do Porto; o Arquivo Histórico Nacional a Biblioteca Nacional de Madri, na Espanha; a Hispanic Society of America e a Library of Congress, nos Estados Unidos; além da Mapoteca do Itamaraty e a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, no Brasil.

Também nesse período, Fabio foi convidado para participar de grandes eventos internacionais e dar palestras sobre a cartografia histórica do Espírito Santo. Esteve presente no III Encontro Internacional de Jovens Investigadores em História Moderna, em Évora, e também no II Workshop Internacional de História da Cartografia Ibérica, em Lisboa, tendo dado uma aula a convite do professor António Carlos Garcia no curso de Geografia Histórica da Universidade do Porto. No Brasil, foi convidado para dar um minicurso de cartografia histórica na Universidade Regional de Blumenau (FURB), e também para dar uma aula sobre a cartografia histórica do Espírito Santo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a convite do professor Luis Cláudio Ribeiro, além de uma palestra sobre o mesmo tema no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, a pedido do pesquisador Paulo Stuck Moraes.

Em 2017, concluiu o seu doutorado, onde analisou as representações cartográficas da Capitania do Espírito Santo no século XVII. Também este ano foi premiado em dois editais do Funcultura, da Secult-ES, através dos quais publicou seu primeiro romance, Beije-me em Barcelona, e desenvolveu o site Spirito Sancto.

 

Formação

  • 2011-2017Universidade do Minho

    Doutorado na universidade portuguesa em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa, com tese inovadora: o primeiro trabalho sobre a cartografia da Capitania do Espírito Santo. Orientação do professor António Manuel Clemente Lázaro.
  • 2009-2011Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestrado em História Social sob orientação da professora Maria Odila Leite da Silva Dias. Dissertação sobre a Serra das Esmeraldas: cartografia, imaginário e conflitos territoriais na Capitania do Espírito Santo do século XVII.
  • 2005-2008Universidade Federal do Espírito Santo

    Licenciatura em História, com monografia sobre as consequências da descoberta do ouro para a Capitania do Espírito Santo no século XVIII, com orientação do professor Estilaque Ferreira dos Santos.

Experiência

Professor de História

Ifes - Campus Ibatiba

2017-2017

Ministrar aulas de História para o Ensino Médio/Técnico. Preparar aulas e desenvolver e aplicar atividades avaliativas. Atualizar o sistema com informações e dados sobre os alunos na disciplina.


Desenvolvedor de Conteúdo

SBCoaching

2014-2016

Fazer pesquisas nas áreas relacionadas ao coaching, como psicologia, administração, gestão, recursos humanos, entre outras, além de desenvolver textos para artigos e e livros sobre coaching. Colaborar na criação e atualização de treinamentos e também na preparação e aplicação de pesquisas voltadas para o público da empresa.


Instrutor de Inglês

Wise Up - Inglês Inteligente

2010-2011

Atuar dentro e fora de sala de aula como instrutor de um dos principais cursos de inglês do país, com grandes resultados e reconhecimento por parte de superiores e colegas de trabalho e assumindo a função em diferentes unidades da instituição com êxito.


Historiador / Supervisor

Instituto Goia / Prefeitura de Vitória

2006-2009

Pesquisas e desenvolvimento de conteúdo de história e turismo para a turistificação do centro histórico da cidade de Vitória-ES em projeto realizado pela Prefeitura Municipal. Colaborei com a produção de panfletos e livros sobre os patrimônios participantes, além da criação e implantação das placas de sinalização turística da cidade.

Missão

 
 

Usar o meu amor pelo conhecimento para descobrir e aprender tudo o que puder sobre nossa História. Agir sempre da minha maneira única de agir e ser, respeitando os meus valores. Compartilhar o meu conhecimento com as pessoas ao meu redor e com todos que possam se interessar pelas coisas que estudo.

 

Portfólio

//]]>