Fabio Paiva Reis

Fabio Paiva Reis

historiador

Sou doutor em História pela Universidade do Minho, em Portugal. Graduado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2008 e Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2011. Historiador e ex-Supervisor Técnico do Projeto Visitar - projeto da Prefeitura de Vitória que visa a revitalização do Centro Histórico de Vitória a partir da atuação junto com a comunidade de entorno e abertura de monumentos históricos para visitação. Trabalhei como professor substituto no Ifes - Campus Ibatiba, lancei meu primeiro romance, Beije-me em Barcelona e hoje desenvolvo o site Spirito Sancto.

Além disso, sou fotógrafo amador e nerd assumido.

 
 

Fabio Paiva Reis é historiador, doutor pela Universidade do Minho, em Portugal.

Natural de Vitória, capital do Espírito Santo, concluiu a licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2008, com monografia sobre as consequências da descoberta do ouro para a Capitania do Espírito Santo. Nesse período, foi orientado pelo professor Estilaque Ferreira dos Santos, autor de grandes artigos e pesquisas sobre o Espírito Santo colonial. Em seguida foi contratado como Supervisor Técnico do Projeto Visitar – onde foi estagiário pelos 2 últimos anos do curso. O Projeto Visitar tem como objetivo colaborar com a turistificação do Centro Histórico de Vitória, abrindo monumentos para visitação e contando a história da cidade para os visitantes. Nesse período, Fabio realizou extensas pesquisas sobre a história do estado para criar conteúdo para os programas do projeto, como panfletos e mapas que contassem a história dos monumentos. Esse trabalhou culminou na publicação em co-autoria da primeira série de cinco livros do Vitória em Monumentos, cada um sobre um monumento histórico da cidade.

No meio de 2009 mudou-se para São Paulo, onde fez o Mestrado em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Lá, analisou o papel da mítica Serra das Esmeraldas na cartografia, no imaginário e nos conflitos territoriais da Capitania do Espírito Santo e no Império Ultramarino Português do século XVII sob a orientação da importante historiadora Maria Odila Leite da Silva Dias. Participaram de sua banca de defesa outros importantes historiadores da cartografia, como Íris Kantor, da Universidade de São Paulo (USP) e Amílcar Torrão Filho, da PUC-SP. Sua dissertação obteve nota máxima.

Dez dias depois de defender sua dissertação, já estava em Portugal começando o doutorado, dando continuidade às suas pesquisas e dedicando-se definitivamente à cartografia portuguesa seiscentista. Na Universidade do Minho, Fabio foi orientado por António Manuel Clemente Lázaro, doutor em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa. Entre 2012 e 2016, Fabio realizou importantes pesquisas relacionadas à História do Espírito Santo reunindo digitalizações de documentos históricos raros e de difícil acesso em grandes instituições americanas, europeias e brasileiras.

Em 2017, concluiu o seu doutorado, onde analisou as representações cartográficas da Capitania do Espírito Santo no século XVII. Também este ano foi premiado em dois editais do Funcultura, da Secult-ES, através dos quais publicou seu primeiro romance, Beije-me em Barcelona, e desenvolveu o site Spirito Sancto.

 

Formação

  • 2011-2017Universidade do Minho

    Doutorado na universidade portuguesa em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa, com tese inovadora: o primeiro trabalho sobre a cartografia da Capitania do Espírito Santo. Orientação do professor António Manuel Clemente Lázaro.
  • 2009-2011Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestrado em História Social sob orientação da professora Maria Odila Leite da Silva Dias. Dissertação sobre a Serra das Esmeraldas: cartografia, imaginário e conflitos territoriais na Capitania do Espírito Santo do século XVII.
  • 2005-2008Universidade Federal do Espírito Santo

    Licenciatura em História, com monografia sobre as consequências da descoberta do ouro para a Capitania do Espírito Santo no século XVIII, com orientação do professor Estilaque Ferreira dos Santos.

Experiência

Professor de História

Ifes - Campus Ibatiba

2017-2017

Ministrar aulas de História para o Ensino Médio/Técnico. Preparar aulas e desenvolver e aplicar atividades avaliativas. Atualizar o sistema com informações e dados sobre os alunos na disciplina.


Desenvolvedor de Conteúdo

SBCoaching

2014-2016

Fazer pesquisas nas áreas relacionadas ao coaching, como psicologia, administração, gestão, recursos humanos, entre outras, além de desenvolver textos para artigos e e livros sobre coaching. Colaborar na criação e atualização de treinamentos e também na preparação e aplicação de pesquisas voltadas para o público da empresa.


Instrutor de Inglês

Wise Up - Inglês Inteligente

2010-2011

Atuar dentro e fora de sala de aula como instrutor de um dos principais cursos de inglês do país, com grandes resultados e reconhecimento por parte de superiores e colegas de trabalho e assumindo a função em diferentes unidades da instituição com êxito.


Historiador / Supervisor

Instituto Goia / Prefeitura de Vitória

2006-2009

Pesquisas e desenvolvimento de conteúdo de história e turismo para a turistificação do centro histórico da cidade de Vitória-ES em projeto realizado pela Prefeitura Municipal. Colaborei com a produção de panfletos e livros sobre os patrimônios participantes, além da criação e implantação das placas de sinalização turística da cidade.

Missão

 
 

Usar o meu amor pelo conhecimento para descobrir e aprender tudo o que puder sobre nossa História. Agir sempre da minha maneira única de agir e ser, respeitando os meus valores. Compartilhar o meu conhecimento com as pessoas ao meu redor e com todos que possam se interessar pelas coisas que estudo.

 

Portfólio

//]]>