Planta, e prospecto do Forte de S. Franco. Xavier da Barra (1801)
19/09/2016
Planta Fasada da Fortaleza de Sam Joam, huma das principais, que defende o Rio da Capitania do Espirito Santo na sua garganta (1765)
19/09/2016
 
 
 

Sobre esta fortaleza, é possível ler o seguinte em relatório de Dionísio Carvalho de Abreu, de 1724:

Fortaleza de São João: em forma semi-sextavada irregular, situada em frente ao Pão de Açúcar (Penedo). Sua artilharia estava desmontada e compunha-se de seis peças de calibre doze e uma de calibre dezesseis.

Nesta imagem, abaixo das figuras, há a seguinte legenda:

Planta da Fortaleza do S. João, que defende a garganta da Capitanai do Espirito Santo. A sua figura he hum octagono irregular Como se mostra da mesma planta, sendo a melhor e mais respeitavel de todas as daquella Capitania.

Em outra planta desta fortaleza, de 1765, há a seguinte legenda:

Planta e Fasada da Fortaleza de Sam Joam, huma das principais, que defende o rio da Capitania do Espirito santo na sua garganta. A Fig.a 1ª mostra a Planta e se ve que A he a porta da sua entrada, B explanada, C quartel baixo, D quartel alto com suas tarimbas para acomodasam da guarnisam. E caza de polvora E caza de palamenta miuda. G escadas que sobem para o aterrado antigo, que servia em outro tempo de castelo com suas ameias. A Fig.a 2ª mostra a Fasada da dita Fortaleza. Sobre o seu portico tem huma pedra, a qual mostra que tinha inscrisam: porem o tempo consumio todas as letras, de sorte que se nam percebe Esta Fortaleza tem 10 pesas montadas em suas carretas. Toda a sua muralha que he batida das mares foi repada de novo, e igualmente todo o seu parapeito reparado e feito de novo com outros concertos miudos, que nela se fizeram, com asistencia do Cap.m Eng.o Jozé e Antonio Caldas no ano de 1765 q. foi mandado a esta Ligencia pelos Governadores interinos da B.a e prezente m.te foi mandado pelo Ilm.o Exm.o Sr. Conde da Azambuja Gov.or e Capitam Gn.al de mar e terra desta Capitanai a outras de lig.as na q.l tirou esta Planta q.e foi Copiada por Manoel Gomes Viana Academico com partido na dita Aula. Bahia 5 de Novembro de 1767.

 
 

Informações

Vilhena, Luís dos Santos; Aleteia, Amador Verissimo de.Planta da Fortaleza do S. João, 1801.
BNDigital do Brasil
http://bdlb.bn.br/acervo/handle/123456789/35851
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

//]]>