Fotografias de Jean Victor Frond: imagens do Espírito Santo em 1860

Conheça 5 importantes atualizações do Spirito Sancto
17/06/2016
01/05/1597: Copia de uma carta do padre Pero Rodrigues, Provincial da Província do Brazil da Companhia de Jesus, para o Padre Joaõ Alvares da mesma Companhia: assistente do Padre Geral
27/07/2016
Exibir tudo

Fotografias de Jean Victor Frond: imagens do Espírito Santo em 1860

4 - Vista de Vitória, fotografada do hospital da Misericórdia.

 
 
Jean-Victor Frond (Montfaucon (Lot), 1821 - Varreddes, França 1881), fotógrafo e pintor francês, possuiu um estúdio no Rio de Janeiro entre os anos de 1858 e 1862. Ao chegar ao Brasil, Frond montou um ateliê, recebendo o reconhecimento da Casa Imperial e tornando-se um dos fotógrafos do imperador. Foi considerado um dos melhores profissionais do ramo na época e ganhou renome com a publicação do livro “Brasil Pitoresco”, contendo fotografias de sua autoria realizadas no Rio de Janeiro e fazendas de escravos do interior daquela província. Victor Frond foi o primeiro a registrar fotograficamente o cotidiano dos escravos nas lavouras fluminenses e a produção agrícola nacional. Após o sucesso dos primeiros volumes o projeto se expande tendo como meta retratar e descrever outras províncias do Brasil, principalmente as de Pernambuco e Bahia. O Espírito Santo também é inserido nesse roteiro. Frond é então contratado pelo governo imperial, com recursos do Departamento Geral de Terras, para excursionar pelo interior, seguindo o mesmo itinerário trilhado pelo monarca Dom Pedro II nas terras capixabas, incluído a província no projeto foto-publicista do “Brasil Pitoresco”.
 
 
 
Tschudi, Johann Jakob von. Viagem à província do Espírito Santo : imigração e colonização suíça 1860. Vitória : Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2004. 173 p.
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

//]]>