27/06/1676: Carta que se escreveu ao Capitão-mor da Capitania de Cabo Frio

12/06/1676: Carta que se escreveu ao Capitão-mor do Porto Seguro
06/06/2016
27/06/1676: Carta que se escreveu ao Governador do Rio de Janeiro Mathias da Cunha sobre Francisco Gil de Araujo e se lhe mandarem dar os Indios daquella Capitania para a jornada as Esmeraldas
06/06/2016
 
[quads id="1"]
 
 

Foi Sua Alteza servido encarregar ultimamente ao Donatario, e Governador da Capitania do Espirito Santo Francisco Gil de Araujo que mandasse fazer o descobrimento das minas das , querendo elle acceitar o fazer este serviço com as mesmas clausulas, e mercês que sua Alteza havia mandado declarar nos papeis que para o mesmo descobrimeno se havia passado a Joseph Gonçalvez de Oliveira, e entre as ordens que vieram foi uma carta, para das Aldeias circumvizinhas a esta cidade, lhe mandar este dar os Indios que lhe fossem necessários. E porque o dito Donatario acceitou mandar fazer aquella jornada, e nos representou as difficuldades que havia para das sobreditas Aldeias circumvizinhas desta praça se conduzirem os Indios a aquella Capitania pedindo-nos lhe mandássemos dar das do , , e : e neste negocio de tanta importância se attende só ao fim de se conseguir com a felicidade que se deve desejar ao aperto com que Sua Alteza se serviu encarregal-o: tanto que Vossa Mercê receber esta carta, mande logo á ordem do mesmo Donatario os Indios que houver capazes de ir áquella jornada de todas as Aldeiras que houver nessa Capitania, assim antigas como novas: e bem assim das que administram os Religiosos da Companhia aquelle numero que seu Provincial ordenar ao Superior dellas, que nos seguramos serão tambem todos os que o dito Donatario houver mister, não só pela obrigação do serviço de Sua Alteza, mas pelas muitas e mui particulares que a sua província e todos os filhos de Santo Ignacio devem nella ao dito Donatario. E para este effeito lhe fará Vossa Mercê dar por seu dinheiro todos os mantimentos, que houver mister e sobre isso todo o favor, e ajuda para a condução dos ditos Indios até o Espirito Santo pela parte do mar ou terra . . . . . e sendo caso que os Religiosos da Companhia não dêm os Indios que o dito donatário houver mister, das Aldeias . . . . . dessa Capitania Vossa Mercê lh’os faça dar com effeito porque o serviço de Sua Alteza prefere a todos os outros respeitos. Guarde Deus a Vossa Mercê. Bahia e Junho 27 de .

. . Antonio Guedes de Brito

 
 
DOCUMENTOS Históricos. Correspondencia dos Governadores Geraes 1675-1709. Provisões 1664-1668. Vol. XI. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929, p.62.
Acervo Biblioteca Nacional
Não há.
 
 
[quads id="2"]
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>