21/04/1651: Carta para o Capitam Mor da Cappitania do Espiritu Santo — em reposta das primeiras suas

26/03/1734: Mandado por que Vossa Mercê houve por bem mandar passar para o Provedor da Fazenda da Capitania de Santos Antônio Francisco Lotosa, ou quem seu lugar servir, mandar a esta Provedoria-mór, relação de todo o rendimento que tem tido a dita capitania deste primeiro anno, e a despesa que tem feito, e por que ordens na forma da dita resolução como nelle se declara
03/08/2016
26/03/1657: Carta para ao capitão Gaspar Pacheco se lhe levantar a homenagem
04/08/2016
 
[quads id="1"]
 
 

Muita he a satisfaçam com que fico de tudo o que Vm.me escreve nesta carta de 20 de Feuereyro em que me da conta de ser chegado a essa : . . . me paressem menos em suas rezões, . . . . procedimento: espero o continue Vm.,de maneyra que sempre se acredite mais a elleiçam que fis de sua pessoa para esse posto; a que foi bem chegado despois de todos os naufrágios que Vm. dis padecera na .

Vi a notícia que Vm. me da dos moradores do Rio das carauellas que facilitaram a saida em terra ao Inimigo: a seu tempo se tratara de seu castigo.

Bem quizera mandar a Vm. os vinte Soldados q’ me pede; mas nam o premite por hora o numero dos q’ ha nesta praça, que sempre necessita do mayor, ainda q’ tenha muitos; se se puderem ajuntar algas, nam faltarei com esse socoro, quando inviar o da poluora, e mais monições q’ ouuer lugar nas prim.ras monções.

Muito approuo a forsa que Vm. intenta fazer na lajem que esta ao pe dessa villa: porque segundo a dispocissam do sitio q’ vi na planta, e a mal. . . . .a defensa do forte e cadea da barra, vem essa a ser a mais conuiniente. VM. a acabe com Toda a prudência com q’ Vm. tem procedido nas summa breuidade, que aos officiais da Camera dessa villa encomendo appertadamente a . . . .Vm., e na primeyra ocaziam mandarey a artilharia necessaria para ella: . . . . lhe meta VM. a que puder ser escuza. . . nas p . . . .de menos importancia.

A Gregorio . . . . . . a que será com esta: e quando nam sirua de remédio para se sigurar aquella barra com a asistencia dos . . . . índios que mando restetuir a suas fazendas, . . . .; vze Vm. com elle dos meyos que puderem ser mais efficazes, ainda q’ chegue aos violentos para que com effeito se segure a barra, sem embargo de os ficarem izentos da jurisdiçam dos P.es da Companhia supposto serem mais forsozas as razões do seruiço de S. Mg.de, e da defensa da capitania, do que as de elles obedecerem a seus superiores: mas para mais justificaçam com os mesmos P. es, & sosego dos , fará Vm. hum acento com os officiais da camera em que . . . . por resoluçam conseruarce assy aquella Aldea pellas cauz . . . .

Conformes as circunstancias do lanso, e pessoa de Rodrigo Miser. . também me paresse melhor se lhe de o contrato, e nam a Paulo Vas, de quem nam tenho tam boas informações. Venham os lanços para se lhe dar, e passar logo Aluara de correr.

Pella memória dos Almoxeriffes que nessa capitania estam alcansados em suas contas, e Vm. enuiou, mandei paçar, o mandado q’ será com esta, Vm. o faça dar com effeito a sua deuida execuçam: & com essa cobrança se ficará alimentando, com menos oppressam do pouo esse prezidio, q’ Vm. procurará acresentar por todos os meyos possíveis, parcialidades dos capitaens Antônio do Canto, & Manuel de Almeyda do Canto, e seus contrários, he a que mais conuinha ao desengano de sua obstinaçam: mas o primeyro que der occasiam ao menor desacerto Vm. uze . . . . o mayor rigor, e se necessitar o caso, de muy grave, mo remeta prezo a bom recado a esta praça: mas sempre a . . . ruaçam, & do socego dessa Capitania, . . . . . . que Vm. mais deve desuelarse, por se nam seus escessos, & ser tam grande o que merecem os dessa gente.

Ao L.do Diogo da Costa de Carualho, que mandei por Sendicante a capitania de S. Vicente, ordeney no seu regimento que de volta va a essa: com sua presença, & advertências de Vm. espero tomem melhor forma as couzas da justiça, e haja menos embarassos, ou descaminhos no dinheyro dos defuntos e abzentes, que para hua & outra couza leua jurisdiçam, e com carta particular.

Vi o papel que o Ouvidor Joam de pina offeresseu a Vm. para das : mas nam se pode por hora tirar esta jornada aos capitaens Domingos e Antônio de azeuedo a quem SMg.de a tem encarregado, principalmente quando me consta qu . . . a Sam Paulo a buscar lingoa para ella, & como o tempo de se fazer, he em fim de Abril, e principio de Mayo e ja agora he tarde, se elles se nam deliberarem a emprendella o anno q’ vem, em tal caso mandarey entam as ordens necessárias para Joam de Pina. Vm. aplique aos azeuedos, e em falta de se disporem me avize porque folgarei muito que em tempo de Vm. se faça esse seruiço a SMg.de, & Receba essa capitania tam particular beneficio: guarde Deus a Vm. Bahia, & Abril 21 de . Para o capitam mor da capitania do Spirito Santo [] Manuel da Rocha de Almeyda.

 
 
BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp. 5-8.
Acervo Biblioteca Nacional
Não há.
 
 
[quads id="2"]
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>