17/10/1655: Registo da patente do capitão Francisco Luiz de Oliveira, que ora vae por Capitão-mor a Capitania do Espirito Santo

13/10/1639: Registo da patente do capitão Sebastião Corrêa de Sirvellas
13/08/2016
01/08/1651: Carta para o capitão Bartholomeu Caldeira Valladão cabo da fortaleza do Morro de São Paulo na occasiao do capitão André Lopes de Carvalho
14/08/2016
 
[quads id="1"]
 
 

Dom Jeronimo de Attayde [] Conde de Athognia [] etc. Porquanto por differentes queixas que se me fizeram do procedimento de Simão de Carvalho Capitão-mor da do Espirito Santo, sendo todas muito graves, e que pedem prompto remédio, convém ao Serviço de Sua magestade, e a conservação da mesma , privai-o daquelle posto na forma do Capitulo 38 do Regimento deste Governo; e provel-o em pessoa de cuja prudência, valor e experiência, se confiem todas as obrigações que lhe tocam: tendo eu consideração ao bem que estas qualidades concorrem na de Capitão actual de Infantaria de um dos Terços da Guarnição desta Praça, e a particular satisfação com que me consta haver servido a Sua Magestade nas guerras deste Estado, e procedido assim nas occasiões de peleja, que se offereceram, como em tudo o mais que se lhe encarregou com a opinião, e zelo que devia, esperando delle, que no exercicio daquelle posto se haverá muito conforme a confiança que faço de seu merecimento.

Hei por bem de o eleger, e nomear (como pela presente elejo e nomeio) Capitão-mor da Capitania do Espirito Santo, para que como tal o seja, use, e exerça, e gose de todas as honras, preeminencias, poder e jurisdição, que sempre tiveram, e de que gosaram seus antecessores digo gosaram todos seus antecessores, e como elles haverá o Ordenado, e mais proes e precalços que direitamente lhe pertencerem. Pelo que o hei por mettido de posse, constando haver primeiro feito em minhas mãos, preito e homenagem da dita Capitania a qual hei por levantada ao dito Simão de Carvalho: e aos Officiaes da Câmara Provedor da Fazenda, Ouvidor, Officiaes da Infantaria da Ordenança, e de Justiça, nobreza, e povo da dita Capitania, Ordeno e mando, o tenham, assim entendido, e em virtude desta, o obedeçam, cumpram, e guardem todas suas Ordens de palavra, ou por escripto, tão pontual e inteiramente como se fossem minhas próprias, em tudo o que pertencer ao Serviço de Sua Magestade, para o que mandei passar a presente sub meu signal e sello de minhas Armas, a qual se registará nos Livros da Secretaria deste Estado, e nos da Câmara da mesma Capitania Antônio Veloso a fez nesta Cidade do de todos os Santos, em os trinta dias do mez de Setembro Anno de mil seiscentos cincoenta e cinco. p fiz escrever. O Conde de Athoguia. O Capitão Francisco Luiz de Oliveira fez preito e homenagem nas mãos do Conde de Athoguia Governador e Capitão Geral deste Estado na forma da patente atrás, e segundo os Estylos do Reino de , sendo presentes como testemunhas o Tenente de Mestre de Campo General , e o Capitão . Hoje dezaseis de Outubro de 1655. . Registe-se.

Bahia a 17 de Outubro de 1655. Ferreira, no mesmo dia se registou.

.

 
 
BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1639-1655 - Provisões, Alvarás e Sesmarias (Vol. XVIII). Rio de Janeiro: Typographia Monroe, 1930. pp. 443-445.
Acervo Biblioteca Nacional
Não há.
 
 
[quads id="2"]
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>