Tese de Fabio Paiva Reis, sobre cartografia histórica do Espírito Santo, está disponível online

Tese de doutorado sobre cartografia histórica do Espírito Santo será defendida na Universidade do Minho
10/02/2017
1558: Carta que o irmão Antônio Blasquez escreveu da Bahia do Salvador, das partes do Brasil, o anno de 1558, a nosso padre Geral
01/08/2017
Exibir tudo

Tese de Fabio Paiva Reis, sobre cartografia histórica do Espírito Santo, está disponível online

 
 
 

, criador do site , defendeu, no dia 14 de fevereiro, a sua de na , em Portugal, com o título As representações cartográficas da do no . Foi aprovado com nota máxima.

Após as revisões finais, a tese finalmente se encontra disponível para download no RepositoriUM, a biblioteca digital da Universidade do Minho.

O resumo da tese é:

Este estudo apresenta e analisa, pela primeira vez, os mais antigos mapas da Capitania do Espírito Santo, desde aquele feito por Luís Teixeira, ca. 1590, até o mapa presente no Zee-Atlas, holandês, ca. 1680. Entre as questões principais que orientaram esta investigação estão: qual era a importância da no império português moderno? Como se deu o reconhecimento e mapeamento da costa do Brasil e da capitania do Espírito Santo nos séculos XVI e XVII? O que se sabia sobre a capitania então? Como portugueses, holandeses e europeus em geral enxergavam o Espírito Santo? A dissertação é dividida em seis capítulos. O primeiro discute a evolução da moderna e sua importância no descobrimento e reconhecimento da América portuguesa. O segundo capítulo apresenta os mapas mais antigos da Capitania do Espírito Santo, no contexto da União Ibérica e valorização do Brasil dentro do império português. O capítulo três explora lendas coloniais e a presença religiosa no Espírito Santo nos mais importantes atlas do cartógrafo João Teixeira Albernas I. No quarto são apresentados os mapas que concluíram o mapeamento de toda a costa do Espírito Santo, em um período de Restauração portuguesa. O quinto capítulo explora os atlas de Albernas II e o holandês Zee-Atlas e o último apresenta os resultados dessa campanha de mapeamento do Espírito Santo que durou cerca de um século.

A tese é de interesse de historiadores, pesquisadores e interessados em geral pela do Espírito Santo e passa agora por nova revisão para poder ser publicada em formato de livro.

Faça agora o download da tese.

 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

//]]>