Pirataria e administração ultramarina no Spirito Sancto (Novos Documentos, 14/10/2016)

25/08/1656: Carta para o mesmo [Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo]
14/10/2016
Historia ou Annaes dos feitos da Companhia Privilegiada das Indias Occidentaes desde o seu começo até ao fim do anno de 1636, de Johannes de Laet (1644)
20/10/2016
 

Esta semana foram inseridos no Spirito Sancto 20 novos documentos históricos relacionados ao Espírito Santo, o que nos faz alcançar a marca de 285 documentos publicados no site. Além disso, publicamos mais um vídeo em nosso canal no Youtube, sobre a tentativa de invasão da Capitania do Espírito Santo por parte do corsário inglês Thomas Cavendish. Assista abaixo!

Aproveite para conhecer nosso canal e se inscrever para receber nossas atualizações!

Acompanhando o assunto do vídeo, publicamos três relatos sobre a passagem de viajantes ingleses (corsário, piratas e aventureiros) pelo litoral capixaba. Além do relato do próprio Thomas Cavendish sobre a viagem de 1592 e publicado pouco antes de sua morte, há também o relato de Anthony Knivet, que foi soldado na armada de Cavendish, abandonado no litoral brasileiro, publicado com o título As incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet em 1625. O outro relato é de Richard Hawkins, navegador britânico, publicado em 1622, que narra uma passagem pelo Espírito Santo.

Acrescentamos ainda um Plano do rio do Espirito Sancto, comprehendida a barra, suas Fortalezas e Vilas (1766), que encontramos no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa.

Por fim, há mais 16 documentos textuais da administração imperial, em sua maioria assinados por Jerônimo de Ataíde, assinando como 6º Conde de Atouguia, e endereçados aos capitães-mores Simão de Carvalho e Francisco Luis de Oliveira.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
//]]>